O Serviço Social busca compreender a situação vivenciada, respeitando as diferenças culturais, sociais e religiosas. Esta ação tem por objetivo: colher dados formais, levantar dados familiares (estrutura familiar, família de origem, histórico de violência; realizar estudo sócio econômico da família) e estabelecer principalmente um vínculo de confi- ança para que as famílias possam aderir ao atendimento, possibilitando a elaboração de reflexões e o desenvolvimento de ações que possibilitem a superação das dificuldades apresentadas.

Outras ações desenvolvidas pelo Serviço Social


Realização de Visita Domiciliar: Ocorrerá na medida em que o profissional observar a necessidade. O objetivo é avaliar a dinâmica apresentada pela família, bem como conhecer os equipamentos públicos e privados existentes no entorno da residência – próximo ao desligamento/encerramento avaliaremos as transformações ocorridas na dinâmica familiar e psicossocial diante do atendimento oferecido.
Realização de Visitas às Comunidades: Pesquisar os recursos existentes no entorno da moradia bem como organizações sociais e privadas que atendam a outras demandas das famílias presentes na comunidade, que possam atuar junto a família auxiliar no cuidado e desenvolvimento da família atendida.
Acompanhamento contínuo: O Instituto Herdeiros do Futuro faz acompanhamento contínuo dos casos atendidos através de discussões de casos com a equipe técnica e/ou com outros serviços, bem como realização de entrevistas com as famílias com o objetivo de identificar outras necessidades da família bem como observar e identificar a transformação ocorrida no núcleo familiar.
Divulgação da Instituição: Realizando visitas a outras entidades, divulgando a organização, os serviços e participando da construção de uma Rede, que possibilite a integração de nossas ações, visando tanto a recepção de demandas, como também a possibilidade de encaminhamentos objetivando o cuidado integral do indivíduo e da família.